domingo, 1 de abril de 2012

texto para aula de historia de terça-feira, 3 de abril


UNIDADE 4- A COLÔNIA BRASILEIRA COMEÇOU AÇUCARADA
Você já viu uma plantação de cana-de-açúcar, um canavial? Já tomou caldo de cana? Com o caldo da cana dá pra fazer açúcar, cachaça, álcool, rapadura, refrescos...
Aqui no Brasil não existia cana-de-açúcar. Ela foi trazida pelos portugueses no começo da colonização do Brasil. Colonização? O que é isso?

O que é colonização, colonizar, colônia?
A gente diz que o Brasil foi uma colônia de Portugal durante muito tempo- da chegada dos portugueses até a Independência ( 1500- 1822)
Durante esse tempo, Portugal exerceu completo domínio sobre o Brasil:
♦mandou portugueses para cá e fundou cidades;
♦mandou governantes para dirigir o Brasil;
♦retirou riquezas naturais, como pau-brasil, animais selvagens, ouro, diamantes...;
♦fez cultivar produtos que davam bons lucros no comércio europeu, como cana-de-açúcar, algodão, fumo...
Isso tudo- povoar, governar, explorar riquezas naturais, cultivar produtos comerciais... - significa colonizar, transformar uma região numa colônia.

Começa a colonização
Durante algum tempo Portugal não se interessou a colonizar a terra que tinha encontrado: o Brasil. isso porque ele estava ocupado com outros negócios, em outros lugares ( no Oriente). Apenas procurou conhecer melhor o Brasil e protegê-lo de invasores, através de expedições       ( grupos de navios) e continuou retirando pau-brasil.
Passados trinta anos desde a chegada dos portugueses, o rei de Portugal resolveu começar a colonização do Brasil. Então enviou uma expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. Nos cinco navios da expedição vieram muitas famílias de agricultores (colonos), sementes, mudas de cana e produtos agrícolas. O lugar escolhido para começar a colonização foi uma ilha no litoral de São Paulo: a ilha de São Vicente. Ali foi fundada a primeira vila do Brasil, a Vila de São Vicente (1532). E ali os colonos portugueses começaram a cultivar a cana-de-açúcar.

A cana adaptou-se no nordeste.

Na região de São Vicente, a cana não deu bons resultados. Percebeu-se logo que a terra daquela região não era boa para esse tipo de produto.
 Por isso, os colonos portugueses foram tentando o cultivo de cana em outros lugares do litoral. E encontraram uma região excelente: o Nordeste. Especialmente numa faixa de terra perto do litoral, que chamamos de Zona da Mata.
A mata foi sendo derrubada. No seu lugar formavam-se canaviais, engenhos de açúcar, vilas, cidades. A mata ( Mata Atlântica) forneceu madeira para montar os engenhos de açúcar e lenha para alimentar o fogo dos tachos e caldeiras que faziam o açúcar e a cachaça.
Por que a cana se adaptou bem na Zona da Mara nordestina? Por causa dos solos próprios para a cultura da cana, formados de massapé, uma terra de cor escura  e muito fértil, e por causa do clima favorável( quente e úmido com chuvas regulares)
O Nordeste se tornou a principal região açucareira do Brasil, especialmente Pernambuco, Bahia, Paraíba e Alagoas.
O açúcar se tornou a principal riqueza do Brasil colonial; E os donos ou “senhores de engenho” se tornaram pessoas ricas e poderosas.

Mas por que os portugueses escolheram o açúcar?
Os portugueses escolheram a cana-de-açúcar como principal produto a ser cultivado no Brasil por diversas razoes. Veja as principais:
♦o açúcar era um produto muito procurado e caro na Europa e dava ótimos lucros para quem o produzia e para quem comercializava;
♦os portugueses já tinham experiência de como produzir e comercializar o açúcar;
♦a cana-de-açúcar se adaptou bem ás condições de clima e aos solos do Nordeste, principalmente na faixa litorânea, o que era favorável a povoação e defesa das terras contra invasores.

Como se fabricava o açúcar?
O açúcar era produzido nos engenhos. Mas a palavra engenho não significava apenas a maquina que fazia o açúcar. Essa palavra abrangia: a casa-grande ( casa do dono), a senzala ( casa dos escravos), a moenda ou casa de engenho, a capela, as casas dos empregados livres, o canavial, o curral, a reserva florestal, as roças de subsistência, o rio...a cana chegava ao local de  produção de açúcar em carros de bois, em barcos ou no lombo das mulas.
A fabricação do açúcar seguia três etapas:
♦A primeira etapa era a moagem, na casa da moenda, onde se espremia a cana para retirar o caldo.
♦A segunda etapa era o cozimento, na casa da fornalha, onde o caldo era cozido e transformado em melaço.
♦A terceira etapa era a purgação, na casa das caixas, onde o melaço era colocado em caixas de madeira e ficava secando ao sol, para ser depois estocado e enviado à Europa.